Sistema ERP

Entenda por que sua empresa precisa de um Sistema ERP

Você empreendedor ainda se questiona, “será que minha empresa precisa de um sistema de gestão?”. Sim? Não se preocupe, você não está sozinho, todos os dias muitos empreendedores e gestores fazem estes questionamentos para si mesmos, independentemente do tipo e porte de empresa, do ramo de atuação, tempo de empresa, idade do empreendedor e etc.
Este post visa auxiliar você a responder esta pergunta de forma rápida e direta, expondo algumas considerações relevantes para sua análise. O primeiro passo é entender o que é um Sistema ERP e quais são seus benefícios.

 

O que é um Sistema ERP?

Resumidamente, um sistema ERP (Enterprise Resource Planning, traduzindo, Planejamento dos Recursos da Empresa, ou seja, Sistema de Gestão Empresarial) permite a comunicação e o gerenciamento de diversas áreas de uma empresa (vendas, financeiro, estoque, compras e entre outros). Desta forma trabalhando com informações totalmente integradas, aprimora a organização da empresa e seus processos, aumenta a eficiência na produtividade, oferece informações relevantes, possibilitando a visão completa da saúde da empresa, o que permite a tomada de decisão de forma assertiva por parte dos gestores.

 

Quais são os benefícios de um Sistema ERP para meu negócio?

1 – Organização

Para o bom funcionamento de uma empresa a organização é uma característica fundamental, pois possibilita a todos envolvidos em seus processos, uma visão clara de suas tarefas diárias, os resultados obtidos e seus próximos deveres. Empresas bem organizadas possuem melhor fluidez em seus processos e melhores resultados.

2 – Produtividade

O resultado da combinação de uma série de fatores, tais como, processos organizados, informações disponíveis de forma ágil e de fácil entendimento, áreas trabalhando de maneira integrada e fácil identificação de gargalos, permite o aumento da produtividade acontecer de modo natural, com isso, outro fator de extrema importância também é beneficiado diretamente a médio e longo prazo, a redução dos custos da empresa, pois a integração dos dados acontece de forma automática, permitindo as equipes desempenhar suas funções sem sobrecarga de trabalhos e uma melhor utilização de seus profissionais.

3 – Redução de erros e retrabalho

Quando uma empresa apresenta baixa produtividade e/ou desempenho, um do indicador geralmente está ligado a esta questão, a quantidade de erros e ao retrabalho gerado por eles, ou o retrabalho gerado pelo processo interno da empresa. Os sistemas de gestão vêm para reduzir estes indicadores, automatizando processos e a trocas de informações entre as áreas, proporciona mais agilidade para a empresa e reduz drasticamente a quantidade de erros que ocorrem durante a troca destas informações entre as áreas.

4 – Visão Completa da Empresa

Acostumados a trabalhar com diversas planilhas, com uma ou mais planilhas por setor, os gestores possuíam muita dificuldade para interpretarem a visão do “todo” de sua empresa. Os sistemas ERP oferecem aos gestores uma visão completa da empresa em um único lugar, permitindo transformar dados em informações relevantes, que podem facilmente ser comparadas entre si e/ou com outros períodos de tempo.

5 – Tomada de Decisões

O fator chave para o sucesso de um negócio, porém em muitos casos a tomada de decisão de maneira equivocada pode ser responsável por seu fracasso. Os sistemas ERP oferecem informações precisas e relevantes para auxiliar em sua tomada de decisão, assim você gestor aumenta a probabilidade de uma decisão de forma assertiva, não trabalhando com suposições ou com o famoso “achismo”.

6 – Evolução Tecnológica

Para acompanhar a avassaladora evolução do mercado, os sistemas de gestão empresarial precisam estar atentos as novidades, inovações e tendências que em pouco tempo deverão fazer parte de suas soluções. Com isso, consequentemente sua empresa também estará acompanhando e se antecipando a todas estas movimentações que vem de forma rápida e impiedosa.

7 – Transformação Digital

Os sistemas de gestão empresarial têm um papel fundamental na transformação digital de seu negócio, as informações hoje são os bens mais preciosos que sua empresa possui. Mesmo seu produto não sendo da área de tecnologia, sua empresa está inserida no ambiente digital. Um ambiente onde sua marca será conhecida, reconhecida, avaliada e “pontuada” não apenas por seus clientes, mas por todas pessoas que de alguma forma tiverem contato com sua ela (sua marca). Este cenário requer empresas que conheçam e proporcionem uma boa experiência a seus clientes, com capacidade de resposta rápida ao mercado e estejam atentas as inovações.

Com os últimos avanços tecnológicos, dispositivos móveis, conexão com a internet facilitada e as constantes mudanças do mercado, uma de suas principais decisões estratégicas é optar por sistemas/serviços que ofereçam ganhos reais para sua empresa, como foi explanado neste artigo, permitindo assim uma melhor rentabilidade e expansão de seus negócios. Agora, já pensou poder fazer isto de qualquer lugar? Com sistema em nuvem (cloud) isto é plenamente possível, confirma 5 Motivos para utilizar sistema de gestão em nuvem em sua empresa, e fique por dentro da transformação tecnológica que já é uma realidade no mercado.



Autor:
Michel Lenz
Bel. em Sistemas de Informações
Esp. em Marketing e Comunicação
@NewERP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *