Sem categoria

5 Motivos para utilizar sistema de gestão em nuvem em sua empresa

O termo computação em nuvem ou cloud computing até poucos anos atrás era visto como uma tendência em nossa evolução tecnológica e hoje em dia é uma realidade no mercado. Tendo isso em mente vem a pergunta: Você realmente sabe o que é computação em nuvem?

O conceito de computação em nuvem resumidamente é a possibilidade de acessar arquivos e executar tarefas pela internet, sem ter mais aquela necessidade de ficar instalando aplicações no computador ou se preocupando com aquisição de licenças. Utilizando serviços em nuvem é possível executar tarefas e salvar todo o trabalho realizado, sendo possível acessar seus dados a qualquer momento e em qualquer lugar, sendo necessário apenas um equipamento eletrônico com acesso a internet como computador, tablet ou smartphone.

Em um aspecto pessoal, já utilizamos vários serviços em nuvem e muitas vezes nem nos damos conta, é o caso de nossos emails pessoais que utilizamos em um gmail, outlook, yahoo dentre muitos outros, alguns de nossos arquivos que salvamos no google drive, dropbox, onedrive etc, ou com aqueles seriados que estamos assistindo na netflix. Geralmente não paramos para pensar nisso, mas a “era da computação em nuvem” tem facilitado muitas coisas em nossa vida pessoal, e dessa mesma forma, essa nova era da informação pode oferecer muitos benefícios e facilidades à nossa vida profissional. Sendo assim preparamos alguns tópicos que fazem da computação em nuvem algo essencial para toda a empresa que busca o crescimento.

Redução de Custos

No modelo tradicional, a empresa precisa realizar um investimento muito alto para instalação de um sistema de gestão, pois, além do investimento no software em si entram na conta a aquisição de servidores e licenças de softwares, que por sua vez necessitam de uma equipe especializada para realizar sua manutenção, servidores geralmente são instalados em uma sala adequada e devidamente refrigerada para a operação dos mesmos, também possuem consumo elevado de energia. Outro custo para empresas nesse modelo é a questão da manutenção pois como todo equipamento, um servidor possui componentes que tem um tempo de vida útil e necessitam de reposição com o passar do tempo.

Já no modelo de computação em nuvem, a empresa aluga o serviço de acordo com sua necessidade e demanda. O sistema de gestão, banco de dados e arquivos ficam armazenados em um servidor remoto, em uma estrutura de TI de alto nível, com a mais alta tecnologia, segurança e sistemas de backup. Sua empresa não precisará mais investir em servidores próprios e em uma grande equipe de TI, otimizando assim seu ROI.

Maior Segurança

Isso mesmo, você não leu errado, utilizando um sistema de gestão em nuvem você tem mais segurança! Está muito enganado quem pensa que pelo fato de estar armazenando os dados da empresa em um servidor remoto e não em HDs internos está correndo um risco maior de perder dados ou sofrer uma invasão.

Um sistema em nuvem é muito seguro por diversos fatores. Primeiramente os servidores utilizam padrões internacionais de segurança da informação, sistemas de criptografia de trafego de dados utilizando protocolos de segurança SSL/TLS e certificados digitais, o que praticamente anula as chances de invasão e perda de dados por falhas de segurança no sistema.

Outro fator que deve ser considerado é a questão da segurança dos dados de sua empresa, ou melhor, do backup deles. Enquanto uma empresa que ainda não migrou para nuvem demoram horas para realizar suas cópias de segurança e muitas vezes possui uma equipe responsável por essa tarefa, empresas que já estão operando com um sistema em nuvem tem o backup de seus dados realizados automaticamente, economizando assim tempo e dinheiro.

Escalabilidade Operacional

A escalabilidade operacional é a capacidade de realizar a organização e otimização de recursos para atender as demandas recebidas na empresa. Existindo um aumento no fluxo de trabalho, a empresa consegue se adaptar e operar com a mesma qualidade e produtividade. Um sistema de gestão em nuvem também oferece esse benefício, podendo ter suas funcionalidades alteradas e ampliadas a qualquer momento sem impacto no fluxo de trabalho graças a flexibilidade oferecida pela computação em nuvem. Em resumo, empresas operando em um modo mais tradicional quanto a estrutura de TI, ao mesmo tempo que vão crescendo precisam reestruturar sua infra estrutura, já as empresas que utilizam sistemas em nuvem pagam apenas pelos recursos a mais necessários.

Sistema Atualizado Automaticamente

Seja por alterações na legislação, por implementação de novos recursos e funcionalidades, ou ainda por correção de bugs, todo e qualquer sistema de gestão passa por processos de atualização com o passar do tempo. Em um sistema tradicional, essa atualização pode ser bem onerosa sendo por vezes individual e exigindo tempo para sua realização e as vezes uma equipe de profissionais qualificados para realizar esse tipo de manutenção.

Já um sistemas de gestão em nuvem encapsula todo esse processo, tornando o processo de atualização muito mais simples e rápido, pois sempre que uma atualização do sistema é liberada, todos os usuários já estarão automaticamente operando na nova versão, sem a necessidade de realizar tarefas como: download, instalações e configurações.

Melhoria na comunicação e produtividade

Um sistema em nuvem aumenta consideravelmente a eficácia colaborativa de sua empresa, pois, ao entregar o acesso centralizado a informação sua empresa irá ter uma melhora significativa nos processos de comunicação interna, possibilitando que colaboradores com devidas permissões de acesso consigam realizar suas tarefas, atualizar informações e compartilhar dados com seus colegas de trabalho mesmo estando fora da empresa, que as informações geradas em toda e qualquer filial fiquem disponíveis e sempre atualizadas para toda a empresa, possibilita também que gerentes e administradores acessem de qualquer lugar a qualquer hora os relatórios e gráficos de desempenho da empresa.

A nuvem é uma tecnologia inovadora, que preza pela otimização de recursos, tempo e investimento, priorizando conectividade, compartilhamento de informação, mobilidade, agilidade e comunicação, sem abrir mão da segurança e da qualidade dos serviços ofertados.

Assim podemos concluir que essa era da computação em nuvem está disponível para empresas que buscam crescimento no mercado, com segurança, rapidez, baixo investimento e um alto retorno sobre o investimento.

Sua empresa já está se preparando para a transformação digital? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de mais novidades.

 



Autor:
José Carlos Schröder Junior
Bel. em Sistemas de Informação
CTO @NewERP

1 thought on “5 Motivos para utilizar sistema de gestão em nuvem em sua empresa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *